-=: Military Papa :=-
:: Wednesday, July 17, 2002 ::
And now... another famous TEST!!!:: Tuesday, July 16, 2002 ::
Testando inclusão de fotos no blog... picture inclusion test...
Esse é o avião do Aspirante Aviador Canário, que, bateu numa chaminé enquanto metralhava um caminhão voltou com seu avião para a Base de Pisa mesmo com 1,28 metros a menos de asa!
:: FOU ::
21:48
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"Era por volta, mais ou menos do meio-dia... estava taxiando no meu Messerchmidt Bf-109F-4 quando de repente a artilharia anti-áerea começou a disparar. Nossa base estava sob ataque! Na mesma hora acelerei o avião e fui para a pista... flaps na posição de decolagem e acelerador ao máximo... o bicho ia correndo pela pista como um demônio enraivecido e segundos que pareceram anos depois meu avião estava no ar, o trem de pouso sendo recolhido e os flaps jah recolhidos quando o trem de pouso travou. Ainda concentrado em tentar ganhar velocidade o mais rápido possível, pois logo após a decolagem o avião é lento e, portanto, sem conseguir velocidade para manobrar eu era um alvo muito fácil de ser pego de surpresa por aviões que estavam mergulhando sobre nós, com velocidade de sobra, sedentos para nos derrubar...:: Monday, July 15, 2002 ::
Tinha acabado de sair da pista e atingir míseros 220 km/h, quando notei um caça inimigo manobrando para se colocar num ataque frontal contra meu avião que mal podia manobrar porque ainda nao tinha velocidade suficiente, então fiz a única coisa que eu poderia fazer, mergulhei o avião até rente ao solo para ganhar um pouquinho de velocidade e ergui o nariz a ponto de dar uma rajada rápida com minhas metralhadores e meu canhão de 20mm no exato instante em que o inimigo passou atirando por mim! ELE ERROU! Ao virar a cabeça e olhar para trás tudo que vejo é um Yak se espatifando no chão! eu o tinha pego de surpresa, um verdadeiro golpe de sorte!
Mas nao havia tempo para congratulações, os inimigos ainda estavam por todos os lados e meus companheiros de vôo estavam espalhados com eles, em diferentes altitudes e situações e para que eu pudesse ser um pouco útil eu tinha que ganhar altura rapidamente. A altura dita quanto você tem de energia (atraves da velocidade) e o controle da energia eh tudo para um combate aéreo. Então apontei o nariz do meu caça, Gelb 12 (Amarelo 12), para cima... decidi tomar o rumo da base inimiga já que era para onde o combate estava começando a se mudar. Nossos pilotos estavam se organizando para atacar a base do inimigo, tendo conseguido rechaçar boa parte de seu ataque inicial.
Eu jah estava quase numa boa altitude para o combate, mas ainda meio baixo, por volta de uns 900 metros de altura quando vi um caça inimigo, outro Yak, perseguindo um dos nossos, rente à água...bem eu tinha vantagem da altitude e ele com certeza estava com pouca velocidade... decidi então mergulhar atrás dele... já no meio do mergulho o caça a qual o inimigo estava perseguindo conseguiu fazer um lindo immelman que o inimigo não conseguiu acompanhar e me deixou em boa posição para atacá-lo. Com a velocidade que eu vinha, cortei o motor para 50% para nao ultrapassá-lo e ainda consegui fazer uma curva fechada de 90° e ainda ter velocidade suficiente para ficar firme na cauda dele, que por sua vez, tinha me visto. Eu não estava em boas condições de manobra, mas tentei acompanhar o barril invertido que ele fez... mas ao fazê-lo ele perdeu velocidade e pude apertar uns tiros com alta deflexão, de talvez uns 75°, que o atingiram em cheio no aileron!
Tão perto da água o inimigo não pode recuperar-se à tempo! Vitória número 2 do dia! Fato inédito para mim! Fiquei totalmente alterado naquele avião! Mas o jogo ainda não tinha acabado... eu tinha perdido velocidade e altitude, duas peças fundamentais no combate aéreo... eu tinha que voltar para as nuvens e depressa antes que algum Yak ou Lavochkin viesse atrás de mim com muito mais velocidade... eu estaria acabado! Então mais uma vez acelerei o que pude e subi... busquei proteção nas nuvens para retardar ao máximo meu próximo engajamento... era nervoso ver a agulha do altímetro subir leeeentamente... 500...600... 700...900... finalmente 1000 metros... mas ainda não era suficiente... eu conseguia ver pontos ainda bem acima de mim, então continuei subindo... tive sorte de ter cobertura parcialmente nublada até a costa inimiga...consegui chegar à 2200 metros de altitude, o que eu considerava adequado para aquela situação... não via nenhuma indicação de combate acima de mim, mas bastante atividade abaixo.
Eu estava escolhendo alvos, já tinha avistado 3 aviões inimigos... dois Yaks e um I-16 quando tres pontinhos cinzentos me chamaram a atenção à esquerda, bem abaixo... um avião aliado tinha acabado de derrubar um inimigo, mas estava sendo implacavelmente perseguido por um Lavochkin, esses La-5FN são excelentes caças e o piloto inimigo parecia bom... todos os truques que o piloto do caça amigo tentava eram prontamente anuladas pelo piloto do caça inimigo, mas ele ainda nào estava em condições de disparo, a distancia ainda não era boa suficiente, mas ele estava ganhando terreno! Os dois passaram por baixo de mim zunindo mais ou menos uns 1500 metros abaixo de mim. Na tentativa de escapar do La-5 o piloto do Bf-109 amigo mergulhou seu avião de quase 1500 metros até poucos metros acima da água, mas mesmo assim o La-5 conseguiu segui-lo. Os dois estavam à uma velocidade média de 700 km/h!
Era hora de agir, por sorte minha altitude me daria velocidade para segui-los, ao menos pensava eu, e mergulhei atrás dos dois aviões, ignorando os outros combates em volta, que à essa altura pareciam bem distantes. Me certifiquei ke meu avião estava livre de arrasto enquanto mergulhava... no meio do mergulho acionei o WEP (uma espécie de turbo) que me deu um impulso a mais... e minha velocidade ia aumentando de forma absurda e enquanto isso me aproximava dos dois aviões... pude ver que o piloto do caça amigo era um BRASILEIRO! Agora ficava cada vez mais urgente, eu realmente tinha que ajudar um compatriota! Conforme minha velocidade aumentava, os controles do avião ficavam cada vez mais duros... eu soh esperava que a minha asa aguentasse o tranco... finalmente cheguei à uma velocidade de 750 km/h e estava chegando bem perto do avião inimigo, o qual jah começava a atirar contra meu colega... serah que eu conseguiria dete-lo à tempo? Qual seria o estado do avião amigo? De qualquer forma eu continuava a caçada... mas.. eu estava começando a perder terreno!!
Os aviões estavam em vôo nivelado por um determinado tempo. Tempo esse suficiente para eu perder a energia excessiva do mergulho, diminuindo minha velocidade, e como os dois aviões à minha frente eram mais modernos eles tinham maior velocidade em vôo nivelado. O finalmente desespero tomou conta de mim quando meu motor começou a superaquecer... quando isso acontece, é necessário abrir o radiador ao máximo e cortar pelo menos 20% do acelerador senão o motor corria o risco de explodir... já à mais de 3 kilometros dos dois não tive escolha... eu nunca os pegaria em vôo nivelado nakela situação, então fiz conforme o figurino mandava, mas continuei observando de longe qual seria o destino do outro brasileiro.
No desespero de se desengajar do inimigo colado à sua cauda, o outro brasileiro tomou rumo do mar aberto, mas relativamente próximo à costa de nossa base, a qual jah tinha ficado para trás, mas estavamos longe de qualquer apoio, éramos apenas nós três, sendo que eu estava bem na rabeira, pacientemente esperando o motor voltar à temperatura aceitável, quando tive uma idéia... fui me posicionando à esquerda dos dois aviões, próximo à costa, e pedi pelo rádio que o jambock 39, o avião sendo perseguido, começasse lentamente à vir para a esquerda, e imediatamente ele o fez... começou uma curva aberta para a esquerda como se fosse trazer o avião de volta para a base... mas o que realmente acontecia eh que eu estava começando a ganhar terreno, visto que o inimigo não tinha ainda me avistado e estava seguindo o caça de meu companheiro de armas. Na mesma hora não quis saber da temperatura... chutei o balde mesmo, acelerei tudo, WEP acionado, radiador fechado, velocidade aumentando, assim como a temperatura do motor que me preocupava, mas achei que valeria a pena arriscar...
Eu estava me aproximando do inimigo que por incrivel que pareça ainda nao me viu... estava à 1.8...1.7...1.5... até que quando cheguei à 1300 metros dele, ele finalmente viu a silhueta do meu caça se aproximando do dele e prontamente desengajou da cauda de meu companheiro, que, até onde eu pude ver teve um tanque de combustível perfurado, mas aparentemente nada sério.
Mas o inimigo ainda não estava satisfeito... ele virou seu avião de para se encontrar com o meu e ia fazer uma passagem frontal contra mim. novamente, sem muita escolha apontei o nariz do meu avião na direção do dele e disparei com tudo que tinha! Senti meu avião balaçar com violência mas ao mesmo tempo vi que alguns de meus disparos acertaram avião inimigo, e quando virei a cabeça o vi caindo soltando fumaça e sem uma asa, vitória numero 3 do dia!! Incrível! uma marca nunca antes alcançada por mim! Mas nao tive tempo de comemorar... antes de cair o inimigo conseguiu alojar alguns projéteis de 20mm no meu jah sofrido motor... cortei o WEP, abri o radiador, cortei a aceleração em 40% e tomei o rumo da minha base e notifiquei Jambock 39 que a cauda dele estava limpa, mas que no processo meu motor estava perdido. Ele, por sua vez me instruiu a pousar imediatamente assim que fosse possível... e de fato eu tentaria pousar, mas não estava muito bem de forma... haviam alguns furos sérios no capot do meu motor e ele estava soltando bastante fumaça.
A viagem de volta para a base foi uma constante luta com o motor que além de fumaça estava fazendo um som nada gostoso de se ouvir. Parecia que todas as engrenagens dele estavam colidindo internamente. Depois de alguns minutos eu estava perto da base e podia ver o combate ainda em grande intensidade nos arredores dela. Avisei à torre que estava com problemas e iria pousar de qualquer forma... lentamente eu me aproximava, mas da direção que eu vinha eu teria ainda que fazer uma manobra de 90° à esquerda para conseguir me posicionar na pista.
Eu estava quase sem velocidade e o motor nao estava 'dando no couro', ele vibrava muito, estava difícil de manter o controle e o barulho ensurdecedor, mas mesmo assim, com flaps travados para pouso e o trem travado embaixo eu iria pousar nem que fosse totalmente turbulento! Chamei pelo radio: "Tower... this will get a little bumpy" ("Torre, isso vai ficar meio batido")... cortei o motor com medo da alta temperatura... eu nao queria explodir em cima da pista, chegando em casa... fiz a curva sem motor e preparei para o toque na pista... eu vinha meio rápido e estava quase sem controle em cima da pista, fechei os olhos para o impacto, pois naquele angulo, o trem provavelmente nao aguentaria... e não aguentou...bati na pista com tudo, e o trem se despedaçou... o avião pulou, rodopiou, deslizou por alguns metros e finalmente veio a parar... mas eu estava VIVO! Meu bravo Gelb 12 conseguiu me trazer inteiro, não sem antes derrubar 3 aviões inimigos! Da cabine, ainda meio atordoado com tudo que aconteceu, chamei a torre: "It was kindda bumpy indeed..." e ri alto e forte! O Jambock 39 voltou à luta firme e forte atrás de inimigos para derrubar antes que seu combustível acabasse. Até hoje minha melhor missão disparado! Com essas vitórias somadas com as minhas 4 de missões anteriores fico com 7 vitórias aéreas, duas a mais das necessárias para ser considerado um Ás! Perfeito!"
-- NeroMoura (Meu callsign em jogos online do IL2 Sturmovik... eh isso tudo que você leu aconteceu numa missão online, a missão que me elevou ao status de Ás!)
Vou incluir depois a screenshot do meu Bf-109F-4 Gelb 12 todo estrupiado na pista após o pouso forçado dessa missão. Ao fundo nota-se outro piloto Brasileiro, membro do 1° Grupo de Aviação de Caça Virtual - Senta à Púa! (cujo link para a homepage deles se encontra ao lado) que por sinal são todos muito gente fina. Tenho certeza que aprenderei bastante com eles.
O que esse combate virtual tem tando de especial para mim? Porque geralmente voando em servers de full realism tem do outro lado dos controles pilotos de verdade, pessoas com equipamentos caros como flightsticks com throttle, rudder pedals e um alto grau de conhecimento aeronáutico, quando tudo que uso aqui eh teclado e mouse, totalmente inapropriados para tal. Sem contar a honra que é disputar esses combates com pessoas que realmente se gostam, entendem e se interessam pelo assunto aviação de combate na segunda grande guerra, não é como um counter-strike, mohaa ke eh tudo feito para o 'povão' ke ignora os fatos por trás dos acontecimentos e razões do jogo. Aqui a coisa eh a mais realista possível, ainda bem. Com isso realmente me afirmei que irei mesmo comprar um joystick caro para jogar esse jogo com mais decencia e respeito.
À todos, na despedida, os saúdo como me saudaram hoje após essa missão... 'SENTA À PÚA!!!'
:: FOU ::
03:37
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Certos pássaros no IL-2 são impressionantes... ainda preciso aprender a voá-los direito, mas preciso de hardware para fazê-lo decentemente, como um flightstick, throttle e rudder pedals.
Os caças russos me foram uma boa surpresa... nunca os tomei em alta conta, mas vendo o que os Yak e Lavochkin podem fazer eu ateh babo um pouco, muito embora nao goste do design deles, mas diabos, se eles derrubam o inimigo tah tudo ok!
Falando em Lavochkin eu peguei um certo apreço pelo La-5FN, bom avião, um dos poucos que eu consigo voar quase decentemente, ele realmente soh tem um grande problema... armamento e munição.
Ele tem apenas dois canhões de 20mm em cima do motor... certo, 20mm fazem estragos, eh verdade, mas sendo montados em cima do motor, eles tem pouco espaço para munição, então ele tem apenas dois canhoes de 20mm com pouca munição, e as coisas ficam cada vez piores quando eu menciono que jogo isso com o teclado, e isso atrapalha MUITO a precisão, e me faz gastar uma considerável quantidade de munição em apenas um alvo.
Outro avião que eu gosto do Lavochkin eh o LaGG-3... o avião eh uma merda se for usado contra bons oponentes, mas ateh ke eh bem resistente... gosto de usa-lo como interceptador de bombardeiros, realmente muito bom nisso e tem bastante poder de fogo.
Um que eu realmente gostaria de dominar é o Focke-Wulf 190... infelizmente ele eh bastante 'tricky' e ainda nao consegui dominá-lo. Fazer uma simples curva com ele eh um martírio, e definitivamente ele não eh um dos 'turn and burn' (caças que tem mais chances de combate em lutas com manobras) e mesmo sendo um caça 'boom and zoom' (caças que tem velocidade e nao poder de manobra, ke geralmente sobem e mergulham sobre seus alvos e usam a velocidade para escapar) eh bem dificil dominar a fera... pois vc precisa ganhar bastante velocidade para subir e depois achar um bom angulo para mergulhar no seu alvo e ainda ter o timming correto de disparar seus 4 canhoes de 20mm e 2 metralhadoras pesadas. Dizem que acima de 2000 metros a performance do FW-190 aumenta violentamente... testarei isso ainda. Foi com o Focke-Wulf 190 A5 que eu fiz minha primeira vitima online, um P-39, cortei ele ao meio com uma rajada de longo alcance, dei sorte. Impressionante, eh como o 190 consegue aguentar maltratos... levei muito tiro com aquele avião e ele ainda voava... gostei.
Vou gostar muito quando o P-47 entrar no jogo, daki a uns 3-4 meses... assim poderei usar as cores de meu país enquanto jogo... espero poder pilotar o P-47 decentemente... até lah espero comprar um Saitek 2000, um flightstick com throttle lever e tal... me foi recomendado caso eu nao kisesse gastar os exorbitantes 300+ dollares num cougar (überflightstick!) e eh claro que eu nao vou gastar isso num joystick... pelo menos nao agora que eu nao sei voar direito, hehehehehehe.
O P-47 eh meu sonho de consumo de caças com motores à pistão, ele tinha realmente um mega-firepower com suas 8 metralhadoras pesadas .50, ele conseguia realmente destroçar oke ker ke cruzasse seu caminho. Ele era um caça boom and zoom e dizia-se que há grandes altitudes ele poderia bater qualquer caça alemão, e bateu. Ele aguentava muita surra... um brasileiro chegou a perder 1.28 metros de asa e uns cilindros do motor e ainda conseguiu voltar para casa, impressionante caça!
O P-40 tambem vai ser interessante pelo mesmo motivo... poderei voar com as cores brasileiras e quem sabe representar meu país nos céus virtuais por aih. Eu soh queria ter alguma experiencia real de pilotagem para poder fazer bonito. Ele nao tinha tantas armas como o P-47 (6 metralhadoras .50) mas eh um caça historicamente importante e teve sua época... caça boom 'n zoom com taticas definidas pelo General Claire Chennault na China lutando contra os japoneses. Eles desenvolveram boas táticas por lah que pretendo aproveitar.
Ah propósito, comecei a namorar a Larissa... detalhes sobre essa decisão um tanto quanto inesperada virão mais tarde, mas tudo ke posso falar sobre isso eh: 'espero ke dê tudo certo'
Espero que ela goste de armas, aviões, Star Trek e maluquices em geral porque ela vai ver realmente bastante disso enquanto estiver comigo.
:: FOU ::
10:53
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